Olá caro leitor!
No poste de hoje irei falar um
pouco sobre a história da educação no brasil, criando uma linha do tempo,
possibilitando assim que construamos e estruturemos uma visão de diferentes
ângulos sobre a educação em nosso pais, compreendendo o que esta importante
coluna representa a nossa sociedade, o que é ser professor nos dias atuais e o que
foi em um passado não tão distante. Sendo assim recomendo esta leitura a você
professor ou aluno e a nós eternos aprendizes.
Nos dias de hoje infelizmente a
educação, a profissão professor vem perdendo forças, e se tornando um bico,
afastando cada vez mais possíveis talentos para esta nobre área, então como
pode a profissão que forma profissões perder o seu valor e trazer tamanho
desinteresse para uma grande parcela da população, em um período em que
praticamente todos possuem a informação nas pontas do dedos. É extremamente
nítido que a educação em nosso país está estagnada e se tornou uma verdadeira
fabrica de mentes vazias e copistas, e nesta enorme fábrica de alunos um
estudante é raridade. Para entendermos melhor esta linha de raciocínio
explicarei; estudante: quem estuda, aluno: quem frequenta uma instituição de
ensino.
Esta nobre profissão responsável
pela formação de nosso futuro está extremamente arriscada, uma vez que se
tornar professor em nosso pais perdeu praticamente todos seus atrativos, fenômeno
ao qual vem ocorrendo em outros países também, os maiores avanços tecnológicos,
científicos e sociais sugiram há décadas atrás, em um período histórico aonde o
educador possuía um valor e era respeitado tão quanto um juiz ou médico, sendo
que neste período o professor possuía voz ativa e era responsável apenas por
transmitir conhecimento rigorosamente bem.
Este cenário está aterrorizantemente
ao contrário, houve uma preocupante mudança de valores aonde o professor perde
forças e o aluno ganha, apontando inúmeros direitos e quase nenhum dever, e que
em muitos casos a responsabilidade para a educação foi transferida dos pais
para os educadores, em um sistema de ensino que possui um sistema avaliativo
inconsistente geradores de números e estatísticas e não um instrumento para
medição de conhecimento, transferindo o aluno para o próximo ciclo do
aprendizado sem que esteja totalmente preparado, este caso fica elucidado
quando nos deparamos com alunos de nono ano que se quer sabem ler, ou realizar
operações básicas de matemática.
As condições de ensino variam de
localidades para localidades aonde alunos da rede pública de Pernambuco por
exemplo aprendem menos que os alunos das regiões sul e sudeste, apresentando a
necessidade de se estudar casos e metodologias de ensino diferente a serem
aplicadas em cada região, isso demonstra a séria necessidade de se repensar o
sistema educacional de nosso pais estado por estado, método a método,
reforçando a educação do Brasil, restabelecendo a qualidade do ensino, com isso
conseguimos sanar diversos problemas sociais e econômicos enfrentados hoje,
reforçando um dos principais pilares de nossa sociedade.
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